PROJETO CONHECENDO O ESCRITOR

A professora de Língua Portuguesa do Colégio Dom Bosco, Maristela Borges de Andrade Lima, desenvolve um projeto de literatura com o ensino fundamental chamado "CONHECENDO O ESCRITOR ", a escola já propiciou o encontro dos alunos com autores consagrados, como João Carlos Marinho e Laurentino Gomes.
O objetivo deste trabalho é tornar mais prazeroso o contato com os livros. Inicialmente os alunos leem o livro em sala de aula com a professora, comentam sobre o enredo, realizam atividades educativas (jogos, maquetes, desenhos etc) e, ao final, conhecem pessoalmente o autor em um bate-papo, seguido de sessão de autógrafos.
Esse parece ser um dos caminhos encontrados pela professora Maristela para aguçar a curiosidade das crianças e adolescentes despertando neles a paixão pela literatura.

Veja outos fantásticos escritores que estiveram presentes no projeto e nos deram a grande honra de conhecê-los:

Érica Bombardi

Dando continuidade ao Projeto Conhecendo o Escritor, o Colégio Dom Bosco, trouxe na manhã de quinta-feira (14/09/17), a escritora Érica Bombardi, natural de Jaú, interior de São Paulo, Érica é Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Editoração (ECA-USP), em 2011 publicou seu primeiro livro, “Além do Deserto”, uma aventura de fantasia para jovens, com apoio do PROAC. A partir daí, dedicou-se mais à escrita de textos em concursos literários, que lhe trouxe bons resultados, como o 1º lugar no 25° Concurso de Contos Paulo Leminski (conto “Por dentro”, 2014), o poema “Asas” foi selecionado como um dos melhores no Prêmio Sesc de Poesias Carlos Drummond de Andrade (2014), foi uma das nove finalistas no Prêmio Barco a Vapor de Literatura Juvenil (2015), e seu livro infantil “Besouros” foi premiado no 5º Concurso Agostinho de Cultura (modalidade EJA, 2015).
Em 2016, o livro “Canto do Uirapuru” (finalista do prêmio Barco a Vapor 2015) é publicado pela editora Escrita Fina/ grupo Zit, livro que recebe o Prêmio Literário Biblioteca Nacional, categoria Juvenil, em 2016.

Flávia Lins e Silva

Flávia Lins e Silva nasceu no Rio de Janeiro em 1971, formou-se em jornalismo pela PUC-RJ, fez pós graduação em literatura infanto-juvenil pela UAB, de Barcelona e mestrado em literatura infantil pela Roehampton University, de Londres. Tem mais de 10 livros publicados para crianças e jovens, entre eles “Diário de Pilar na Grécia”, “Diário de Pilar na Amazônia” (traduzidos para os idiomas alemão, espanhol, francês, chinês, entre outros), “Nas folhas do Chá” (escrito a quatro mãos com a chinesa Liu Hong), “Mururu no Amazonas”, publicado pela editora Manati, que ganhou o prêmio de melhor livro do ano, categoria juvenil, em 2011, pela Fundação Nacional do Livro. A autora também escreve roteiros para cinema e televisão e criou o seriado Detetives do Prédio Azul” para o canal Gloob, cujos livros foram publicados pela editora Zahar.

Nelson de Oliveira

nasceu em 1966, em Guaíra, SP. Escritor e doutor em Letras pela USP, publicou mais de vinte livros para adultos e crianças, entre eles Naquela época tínhamos um gato (contos, 1998), Subsolo infinito (ro-mance, 2000), O filho do Crucificado (contos, 2001, também lançado no México, A maldição do macho (romance, 2002, publicado também em Portugal), Verdades provisórias (ensaios, 2003) e O oitavo dia da semana (romance, 2005). Em 2001 organizou a antologia Geração 90: manuscritos de computador e em 2003, Geração 90: os transgressores, com os melhores prosadores brasileiros surgidos no final do século XX. Colabora regularmente com o jornal Ras-cunho (PR) e com o caderno Ideias & Livros, do Jornal do Brasil RJ). Dos prê-mios que recebeu destacam-se o Casa de las Américas (1995), o da Fundação Cultural da Bahia (1996) e duas vezes o da APCA (2001 e 2003).

Reportagem da Rede Globo sobre o projeto

A rede GLOBO através da EPTV de São Carlos produziu uma reportagem exclusiva sobre o projeto "CONHECENDO O ESCRITOR" onde destaca o objetivo do projeto e os detalhes de como as atividades educacionais são desenvolvidas.